domingo, 21 de fevereiro de 2010

Porque eu ia querer isso???? (4)

Nao canso de me impressionar com a criatividade dos vigaristas especializados em explorar a capacidade de auto-ilusão, ignorancia e baixissima auto estima da pequena burguesia brasileira; e nem estou pensando em televangelistas, televisão aberta, ou sertanojos em geral, pois o obvio nao causa espanto.
Estou me referindo a esses abundantes anuncios, geralmente via e-mail, que oferecem para descobrir a origem (aristocrática, obviamente) de seu nome de familia, com brasões e insignias que provam sua origem nobre, como vc ja desconfiava. Ninguem perde dinheiro ao apostar na síndrome de vira latas de nossos compatriotas, como bem diagnosticou o grande Nelson Rodrigues, quem mais fundo desceu nas profundezas (nem tao profundas assim, afinal) lamacentas da alma dos patricios.

Um comentário:

  1. Isso me lembra as sessões pseudo-psicanalísticas (pleonalsmo redundante) de regressões, regressões de vidas passadas, etc onde dondocas ficam sabendo que em outras vidas foram rainhas da pérsia, ou então uma das preferidas de um sultão otomano. Nunca foram escravas, ou camponesas no império romano.Ou seja, até na picaretagem a classe média quer ser VIP

    ResponderExcluir