terça-feira, 20 de abril de 2010

Adultos e Crianças

Acabo de ler que pessoas adultas – quer dizer, gente cuja idade em tempos antigos seria considerada adulta – estão brigando por figurinhas, dessas que se cola em um álbum e somente as crianças menores colecionavam antigamente.
Porque não fico espantado? Porque em tempos em que música sertaneja, programas de televisão, novelas incluído, e seitas pentecostais são levados a sério e as pessoas aderem sem constrangimentos, não existe mais nada que se possa considerar próprio de crianças ou adultos. Aliás, os filmes do cinema americano já indicam isso há 20 ou 30 anos: todos os filmes, ou quase todos, são feitos para pessoas com idade mental no grupo etário que eles chamam de teen... Tempos estranhos.

Um comentário:

  1. Escrevi algo sobre este tema em meu blog. Isso engloba vários fatores, hoje em dia a sociedade está hiperespecializada - um jovem para sair de casa com autonomia precisa no mínimo um curso técnico e inglês intermediário.Daí este esticamento da adolescência-juventude. Conheço casos de gente com doutorado que não sai da casa da mãe...Mas esses referênciais de 'infância' não são por todo verdadeiros. Veja Rui Barbosa, que lia gibis do 'O Tico-Tico'. É relativo. Entretanto uma coisa podemos afirmar: mesmo que não existam estes referenciais de 'esticamento da fase adolescente-jovem' na vida das pessoas, muitos de nossas atitudes tem sido condizentes com um temperamento mesquinho e pueril. Veja o caso de exaltação de direitos -'eu tenho direito de ouvir música no último volume', ou 'eu tenho direito de me drogar'(como retratado na última edição da Trip). Em contrapartida deveres que ´são bons, nada...

    ResponderExcluir